“Há pessoas que não gostam do capitalismo, e pessoas que não gostam de PC’s. Mas não existe ninguém que goste de PC’s e não goste da Microsoft.” Bill Gates.
Em 28 de outubro de 1955, nasce em Seatlle, Estados Unidos, um dos maiores nomes do mundo da informática: William Henry Gates III, ou melhor, Bill Gates. Ele foi um dos pioneiros no campo de investimento em desenvolvimento de softwares para Computadores Pessoais (computador de pequeno porte e barato - PC’s), o que levou à criação de uma empresa dedicada a esse setor.
Com menos de 20 anos de idade, Gates já começou a agir no campo dos softwares, fundando, juntamente com Paul Allen, a Microsoft, uma das mais importantes e populares empresas produtoras de software de todo planeta. Foi durante a estada na Universidade de Harvard, que os jovens Gates e Allen desenvolveram um interpretador (programa, cuja função é interpretar um código fonte de uma linguagem comum da programação decodificada e o converte em um sistema de símbolos, o qual pode ser realizado concretamente) da linguagem BASIC destinado a um dos primeiros computadores pessoais a ser lançado no mercado norte-americano, o chamado Altair 8800. Em função de um discreto sucesso desse produto, eles estabeleceram a Microsoft.
Com o intuito focalizar todos os esforços em tal empreendimento, Bill Gates abdicou de sua vaga nos cursos de Matemática e Direito na Universidade de Harvard. A partir disso, ele passou a estabelecer um verdadeiro império, o que implicou na sua ascensão à posição de um dos homens mais ricos do mundo.
A Microsoft participou significativamente do mercado mundial por meio da comercialização de certos produtos como: o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), Windows, Office, Visual Studio, SQL Server, Xbox, MSN, Hotmail e vários outros. Mas, podemos afirmar que o produto mais lucrativo para a Microsoft e, consequentemente para Bill Gates, foi o Windows.
Em suma, Bill Gates desde muito cedo já mostrava bom desempenho na questão computacional. Ele revolucionou, pois apostou no mercado de software no momento em que o hardware era visto como mais preponderante. Sua importância e influência são tamanhas, que mesmo depois do seu desligamento da Microsoft em 2008, seu nome ainda é intensamente relacionado à essa empresa, ao Windows e aos demais produtos de autoria dele.
Autora: Flávia Karoline
Nenhum comentário:
Postar um comentário