segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Steve Jobs: O dono da maçã

Grandes acontecimentos foram marcantes na história da humanidade: a invenção da roda e, posteriormente, do carro; a descoberta da estrutura da molécula do DNA; o surgimento do relógio para medir o tempo, etc. O homem sempre foi um visionário em busca de soluções que facilitassem o desenvolvimento de suas rotinas.
Para o surgimento e desenvolvimento dos computadores a "história" não foi diferente. O mesmo surgiu, basicamente, pela necessidade de se fazer cálculos mais precisos. Essa simples ideia revolucionou a história da humanidade na medida em que os computadores, de insignificantes máquinas, passaram a ser instrumentos imprescindíveis na vida do homem moderno. Nesse contexto, um homem magricelo e aparentemente frágil, Steve Jobs, foi de suma importância.
Em 1976, em um dormitório de uma universidade, esse indivíduo criou um projeto rústico de computador baseado em uma placa de circuito envolta por uma caixa de madeira. A ideia de computadores pessoais em grande escala e disponíveis para o público em geral era inimaginável. Todavia, o impossível aconteceu e surgiu a Apple, empresa com o sugestivo nome de "maçã": tinha o objetivo de abocanhar o mundo com uma pequena mordida.
Steve Jobs torna-se um empresário responsável pela administração de um império da tecnologia, onde os homens da computação (funcionários que trabalhavam exaustivamente) construiam um mundo em que a principal guia era a tecla enter. A partir desse momento, os PC's Macintosh, Lisa, Power Book e IMAC invadiram o mercado internacional.
Mas a genialidade não é um fardo leve para se carregar... principalmente quando é acompanhada pela personalidade autoritária. Em 1985, Jobs foi demitido de sua empresa. Os anos posteriores foram difíceis e com uma série de pormenores para a Apple. Tanto que em 1996 Steve volta ao cargo de comandante-chefe da embarcação, e leva a empresa a um status grandioso; surge o iPod, iPad, e iPhone, que são marcos em toda uma era tecnológica. Em outubro de 2011, Steve Jobs morre, deixando um legado de grandes realizações tecnológicas e polêmicas relacionadas a processos jurídicos.

Autora: Flávia Karoline

Nenhum comentário:

Postar um comentário