terça-feira, 29 de novembro de 2011

Von Neumann: um marco na história da computação


     Esse indivíduo deixou sua marca na história da computação com uma ideia aparentemente simples, mas que é a base dos computadores modernos, usada até hoje.
     Na década de 1940, o ENIAC consistia em uma das novidades do mundo dos computadores. Mesmo assim, pesava cerca de 30 toneladas, consumia 140 quilowatts de energia, e utilizava 18 mil válvulas! O trabalho com esse peso pesado era difícil, devendo-se manusear quantidades imensas de interruptores e cabos; programar computadores desta forma era árduo e lento.
Uma das pessoas envolvidas no projeto do ENIAC, John von Neumann, resolveu fabricar sua própria versão do computador. Tinha uma mente genial, falava muitos idiomas e era um especialista em ciẽncias físicas e matemática.
     A ideia de Von Neumann baseava-se na hipótese de que o programa de computador poderia ser armazenado em forma digital na própria memória do computador, junto com os dados. Além disso, ele propôs a substituição do método aritmético do ENIAC, no qual cada dígito era representado por 10 vávulas, por uma aritmética binária paralela.
     Basicamente, a Máquina de Von Neumann, como hoje é conhecido seu projeto inicial, possuia cinco partes: a memória (armazenamento), a unidade de lógica e aritmética, a unidade de controle (essas duas unidades formavam o "cérebro" do computador), e as portas de entrada e saída.
Fonte:
   TANENBAUM, Andrew S.
Organização estruturada de computadores. 5a ed. Prentice-Hall, 2006

Um comentário:

  1. Adorei a postagem e o blog. Continuem assim e tentem manter-se sempre atualizados,pois no mundo da tecnologia as inovações acontecem antes da gente pensar nelas. Uma prova disso é que em menos de um mês o que vinha a ser novidade, transforma-se em algo obsoleto. (Se bem que meu ENIAC - notebook- está lindo em casa. vivinho). XD


    Aaa, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir